A nossa felicidade apenas depende de nós

Por vezes somos inundados por um turbilhão de sentimentos. Não são maus, podem ser um misto de ambos e nós é que não temos a capacidade de os saber gerir e misturamos tudo.
Recentemente aconteceu-me isso! Apercebo-me frequentemente que sofro inutilmente e quando tento controlar os meus pensamentos para algo mais positivo, já não é um trabalho fácil.
Sei que consigo alterar isso e chego mesmo a consegui-lo por um tempo, mas em momentos de maior fragilidade volta a acontecer.
Será que existe alguma forma de fazer "Delete" no nosso cérebro e apagar o que não interessa? Isso é que era...
Na maior parte das vezes, somos nós próprios que alimentamos o que nos magoa, pensando vezes sem conta no assunto, sofrendo inutilmente sobre o que não podemos alterar. O que pode ser alterado é em nós mesmos e isso começa por deixar de remexer no que já não interessa, deixar de sofrer pelo que poderá ou não acontecer, etc., etc.
Na maior parte das vezes nada disso depende de nós, a não ser a nossa felicidade, que habitualmente colocamos erradamente nas mãos dos outros e que é a única coisa que depende, antes e tudo o resto, é de nós mesmos!

Comentários

JL disse…
Posso até não acreditar na tua conclusão, mas apoio-a sem reservas!

Beijo. :)
Sofia disse…
Olá Elisabete, concordo. O caminho somos nós que o percorremos e porque não percorre-lo da melhor forma? É claro que os contratempos existem, é claro que existem muitos lobos maus disfarçados de ovelha (branca) mas é a nós que cabe arregaçar as mangas e não esmorecer! Por muito que isso por vezes custe...!
Beijinhos,Sofia
Elisabete disse…
JL: Não estou a dizer que conseguimos ser felizes sozinhos, estou a dizer que, quantas vezes estamos rodeados de gente e mesmo assim não nos sentimos felizes?! É ai que eu quero chegar, sentires-te feliz apenas depende de ti, independentemente de quem está à tua volta!
Concordas?
Beijinho

Sofia: É mesmo isso Sofia. Obrigada pelo teu comentário, gostei muito.
Beijinhos
Nokas disse…
Às vezes não basta termos alguém ao nosso lado para nos sentirmos felizes!! A nossa felicidade tem que começar em nós :)
Elisabete disse…
Nokas: É mesmo isso minha querida!
Beijinhos
JL disse…
Elisabete, já nos “conhecemos” há algum tempo e julgo saber que sabes que concordo contigo na esmagadora maioria do teu texto. De facto, de um modo geral existe em algumas pessoas a tendência para a dramatização de factos passados, para o consequente receio do que nos reserva o futuro a partir de experiências anteriores ou para a interpretação negativa de comportamentos presentes. É natural, é humano. Mas mudar isto, é um facto, só depende de cada um e ser-se positivista ou pura e simplesmente escolher o outro caminho quando o que se percorre não é o melhor indicia uma clara busca de felicidade. Pacífico, portanto.

No entanto, quando eu digo que a felicidade não depende apenas de nós isso significa que – como seres humanos que são - os homens e as mulheres fazem depender essa felicidade da presença afectiva de outrem na sua vida. Isto é, dependemos das relações com os outros não só para podermos ser felizes como para evoluirmos como pessoas. E quanto tu [eu/nós] amas alguém, a tua felicidade vai certamente derivar do relacionamento que consegues ter com essa pessoa e não podes pensar que as opções/escolhas que faças na busca da tua felicidade dependem apenas de ti. Pelo menos no imediato.

Mas é como diz a Nokas. A nossa felicidade tem que necessariamente começar em nós.

Desculpa lá a chatice do texto. :)

Um beijo.
Elisabete disse…
Sim Joaquim, é isso mesmo!
Basicamente dizes o mesmo que eu mas por outras palavras :)
Falamos tão bem nós :)

Beijinhos,
Elisabete
Anónima disse…
Revi me no teu texto. Também dou por mim a remoer coisas do passado, que por vezes, a mim, me fazem ter a auto estima em baixo. Com estes tempos de crise de emprego ainda piora um pouco enfim...neste mundo em que cada vez mais somos algo descartável. Por vezes mesmo nós sabendo o que devemos fazer para estar bem, é nos dificil, vai se lá saber porquê! enfim...
Concordo contigo quando dizes que a felicidade depende de nós, em grande parte, ou seja na maior quota.
beijinhos

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago