O que é o sucesso para ti?

É uma questão muito pertinente. Sem dúvida que ter dinheiro/disponibilidade financeira ajuda muito e em muita coisa. Mas por outro lado conhecemos muito boa gente que dinheiro não lhe falta e mesmo assim são uns infelizes. Assim sendo, ter dinheiro nem sempre é sinónimo de sucesso certo? Haverá uma definição de sucesso igual para todos?

Segundo o dicionário o seu significado é:

su·ces·so |é| 
(latim successus-usentrada)
substantivo masculino
1. Aquilo que sucede. = ACIDENTEACONTECIMENTOFACTOCASO
2. Resultado de acção ou empreendimento.
3. O que tem bom resultadoboas vendas ou muita popularidade (ex.: este é o último sucesso do escritor). = ÊXITO ≠ FIASCOFRACASSOINSUCESSO
4. [Informal]  Parto (ex.: tenha bom sucesso).

E hoje encontrei este vídeo de alguém que admiro muito que diz o seguinte:

Para mim sucesso vai muito de encontro àquilo que este querido do Matthew McConaughey diz no vídeo que partilho. Como ele refere, isto não é algo que se mantenha igual ao longo da nossa vida, até porque as nossas prioridades se alteram. 
Como tal, neste momento, ter sucesso para mim é: ter saúde (eu e aqueles que me rodeiam - corpo e mente), ter um trabalho/carreira (que me satisfaça minimamente), ter uma família e alguns (bons) amigos e dormir de consciência tranquila.

Essencialmente para mim ter sucesso é saber que fazemos o melhor naquilo (ou com aquilo) que temos, seja muito ou pouco. E estarmos bem com isso.



"sucesso", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/sucesso [consultado em 25-05-2017].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago