Truques e dicas para um bom Barman

Andei à procura de algumas dicas sobre o trabalho num bar, isto porque a experiência que tenho ainda é muito pouca e gosto sempre de saber o que posso melhorar.
Encontrei uma página que, para além de ter receitas de cocktails, tem também um dicionário de Barman, quais os copos a utilizar e em que bebidas e os tais Truques e dicas para um bom Barman, que vão completamente de encontro ao que penso.
Fica a partilha: 

Para ser um barman de excelência, é preciso personalidade, criatividade, dedicação e paixão pelo trabalho e ,claro está, horas e horas de prática , experiências e trabalho puro e duro.
Não vale a pena saber de cabeça milhares de receitas de cocktails, se depois aos pô-las em prática é um desastre ou se a sua atenção com os clientes é pior do que a dos funcionários públicos à sexta feira.
Deixamos-lhe uma lista de 20 conselhos e truques práticos para o seu trabalho de Barman.

  • O Barman trabalha com garrafas, copos, vidros em geral, por isso os acidentes acontecem e quando acontecem a regra numero um é despejar o balde de gelo que estiver perto de si.Pode pensar que não caiu lá nenhum vidro, mas não vamos arriscar, certo?
  • O gelo não é para pegar com as mãozinhas, além da falta de higiene óbvia, vai fazer com que derreta mais facilmente.Pinças e Pás de gelo são os objectos a usar. Ps: sabe aquele hábito antigo de mergulhar o copo no balde de gelo, para encher ? Esqueça-o. É meio caminho andado para lascar copos.
  • O copo é o espelho do profissional. Assegure-se que estão impecavelmente limpos e sempre prontos a usar.Lave-os com detergente e água morna e depois passe um pano fino para polir. Não pegue pelas bordas, para não deixar dedadas. Use as hastes ou base para pegar nos copos.
  • Para ter copos (e bebidas) com o look refrescante e gelado, mergulhe-os em água e coloque no congelador durante uma hora.
  • Ao utilizar o shaker, as primeiras bebidas que deve colocar, são as mais baratas.Porquê? Imagine que se enganou na receita, é preferível perder os ingredientes mais baratos, do que ter de despejar pelo cano, aquele licor caríssimo.
  • Quando terminar de preparar um cocktail , passe os utensílios por agua. Regra de ouro para seguir sempre
  • Nunca encha um copo até ao topo, lembre-se de deixar espaço extra para o gelo que vai derreter e possivelmente fazer a bebida transbordar , enquanto transporta.
  • Não engane o cliente, com ingredientes de baixa qualidade ou substituições de carácter duvidoso ( whisky de 12 não é igual a whisky novo). Confirme se os sumos e refrigerantes estão frescos e não perderam o gás.Dessa forma vai poder oferecer uma bebida de qualidade superior.
  • Use sempre um guardanapo, por baixo do copo, quando prepara um cocktail. Serve para absorver a condensação.
  • Não deixe a rolha saltar, quando abrir uma garrafa de champanhe. è perigoso e indicador de falta de profissionalismo e classe do barman.
  • Antes de fazer sumos de laranja ou outro citrino, coloque-o em água quente durante uns minutos. Dessa forma vai ser mais fácil espremer o fruto e irá obter mais quantidade de sumo.
  • Para melhor salgar um copo de cocktail, deve esfregar uma rodela de lima ou limão na borda do copo, virando depois o copo ao contrario e mergulhando a borda numa bandeja com sal.Não rode o copo, apenas mergulhe e faça leves oscilações para os lados.
  • Para reavivar uma cerveja ou ‘fino’ que esteve algum tempo á espera de ser servido, insira um palha no copo e dê algumas mexidelas e vai ver que esta ressuscita!
  • Atrás do balcão é proibido fumar e beber. Demonstra falta de profissionalismo e vai contra regras de higiene.
  • Se tem tempo para cruzar os braços, esqueça e aproveite-o par limpar a sua área de trabalho.Copos sujos ao monte e garrafas espalhadas não interessam a ninguém.
  • Lave as mãos frequentemente e sempre depois de mexer em fruta ou outro género de ingredientes sólidos. E, por motivos óbvios, mantenha as suas mãos e unhas sempre impecáveis.
  • Os melhores barmans pegam nas garrafas sempre pelo gargalo/zona superior e nunca pelo seu “corpo”. Alguns vão ainda mais longe: ao servir, colocam os dedos em torno do pequeno funil aplicado na abertura da garrafa para evitar que este caia no copo ou no chão.
  • Quando em dúvida ou simplesmente porque quer certificar-se que vai servir sempre uma bebida irresistível – prove-a! Não pelo copo, claro! Basta inserir uma palhinha no copo, retirá-la e saborear. Rectifique e sirva!
  • Se for possível, prepare a bebida em frente ao cliente, colocando o copo em cima de um guardanapo. Quem não gosta de ver um bom barman a fazer a sua magia?
  • Acima de tudo, relaxe e divirta-se com os clientes! Um barman bem-disposto é um íman para fãs de cocktails e tudo aquilo que se possa beber! Nos momentos de maior movimento, tenha calma e lembre-se que esse pico de pedidos é passageiro.
 Retirado da página: Cocktails.pt


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago