A utilidade da Silica

Quase todos nós deitamos para o lixo aqueles saquinhos de silica que vêm a acompanhar os produtos novos. Mas a verdade é que estás a cometer um enorme erro, e sem saberes! Pois essas saquetas de bolinhas tão estranhas podem ser muito úteis para ti em diversas situações!
Elas estão destinadas a absorver a humidade e manter as coisas secas, sem odores e sem fungos. As utilidades deste objecto que normalmente vai para o lixo são diversas e vai perceber que não devia nunca mais meter no lixo algo com tanta funcionalidade no nosso dia a dia.
sacos_silica_curiosidades

Veja uma pequena lista de algumas das coisas que se podem fazer usando estes saquinhos de silica que à partida colocaria no lixo:

Para o saco de ginásio:

Coloque um par de pacotes de silica no seu saco de ginásio, isso ajudará a evitar que desprenda odores indesejados e evita o surgimento de bactérias devido à humidade.

Preservar as ferramentas:

Coloque uma saqueta na caixa de ferramentas e evitará que elas ganhem óxido, mantendo o seu aspecto novo.

Toalhas de casa de banho:

Por norma as nossas casas de banho ficam um pouco húmidas, é uma situação bastante usual, por isso, estes saquinhos podem ser também muito úteis no armário da casa de banho, para absorver a humidade e evitar fungos.

Lâminas de barbear e depilar:

Sabia que se mete as lâminas de barbear secas num recipiente fechado cheio de pacotes de silica, elas vão manter-se como novas, sem oxido?

Salvar o seu telemóvel:

Se o seu telemóvel se molhou, retire a bateria, seque-o ligeiramente com um secador de cabelo e coloque-o numa pequena caixa com saquetas de silica dentro, deixe de um dia para o outro e poderá constatar que a humidade desapareceu.

Para proteger as suas fotos e documentos importantes:

A melhor maneira de proteger um álbum de fotos antigas é colocar pacotes de silica no local onde tem guardadas as fotos. A mesma dica serve para os documentos importantes que precisa manter afastados da humidade.

Pára-brisas do seu carro:

Para evitar que o pára brisas do seu carro se embacie com facilidade, pode colocar algumas saquinhas de silica no tablier e notará a diferença. Também é útil na mala do carro para remover odores de algo com mau cheiro que tenha transportado.

Evitar condensação nas câmaras de fotos:

As câmaras fotográficas podem sofrer de problemas de condensação quando viajamos, a melhor forma de o evitar é ter sempre 1 ou 2 saquinhos de silica na bolsa onde guarda a câmara para a proteger.

Armazenar bulbos e sementes

Para guardar as sementes que vai usar só no ano seguinte, pode juntar umas saquetas de silica junto com ela numa caixa, evitará que se estraguem com a humidade.

Como reativar um saquinho de silica que já é velho?

Para voltar a reativar um saquinho de silica que já foi muito usado e perdeu propriedades, basta coloca-lo no forno a 100ºC de temperatura para que soltem a humidade, aqueçam e encolham as bolinhas que costumam crescer um pouco com o uso.

Retirado daqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago