Salamandra a pellets ou lenha?

Ando a pensar numa solução de aquecimento lá para casa. Neste momento tenho um aquecer mas gasta imensa electricidade e não é de todo sustentável.
Adorava ter uma salamandra, a minha questão é: qual é a opção mais rentável, a lenha ou a pellets?

Segundo a minha pesquisa, e em resumo, posso concluir os seguintes prós e contras: 
  1. As salamandras a pellets são mais caras que as salamandras a lenha, logo o investimento inicial é maior;
  2. Os sacos de pellets rendem menos que a lenha, parece -me que os custos no total serão também maiores;
  3. Nas salamandras a pellets recomendam a sua limpeza SEMPRE antes da sua utilização, no entanto, a sua limpeza é fácil de fazer;
  4. As pellets não têm a 'beleza' da lenha a arder, no entanto, não fazem fumo;
  5. As salamandras a pellets têm uma componente eletrónica, havendo também aqui um custi associado embora que, pelo que verifico, não será nada demais;
  6. As salamandras a lenha demoram mais a aquecer, há sempre risco de fazerem fumo não gastam, no entanto, eletricidade.

Encontrei este blogue que dá uma opinião segundo a sua experiência com a salamandra a pellets.
E têm sempre, claro está, a página do Leroy com tudo-o-que-precisa-saber-sobre-salamandras.
Conclusão, continuo sem saber o que fazer. Por um lado agradam-me as pellets, por outro não há nada que substitua a lenha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago