Já ouviram falar na PNL?

Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é muito mais do que uma maneira de falar ou de pensar positivamente, este sistema de conhecimentos, surgido na Califórnia (EUA) no início dos anos 70, e que se mantém em desenvolvimento até hoje, vem revolucionando os métodos de comunicação e desenvolvimento humano, sendo largamente procurado por pessoas das áreas de terapia, gestão de pessoas, vendas, coaching, educação e comunicação, entre outras.

É desafiante definir de forma concisa o que é PNL, porque é muitas coisas ao mesmo tempo e traz resultados surpreendentes, sendo usada por pessoas com diferentes finalidades. Resumidamente, como Richard Bandler, um dos criadores da PNL, diz “a Programação Neurolinguística é um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro”.

A PNL é exatamente isso. Talvez a coisa mais importante a saber sobre a PNL é que através dela é possível utilizar o cérebro para alcançar quaisquer resultados que desejamos, tornando possível conseguir excelência em qualquer campo de interesse.

A PNL surgiu do interesse em compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes naquilo que faziam, e por isso também é conhecida como a arte da Excelência Humana.

P de Programação, termo do mundo dos computadores, refere-se aos programas mentais que consciente e inconscientemente nós mesmos criámos e que são responsáveis pela maneira como agimos. 
N de Neuro, quer dizer que tudo o que nós pensamos, sentimos e fazemos é um produto do que acontece no nosso sistema nervoso. 
L de Linguagem, verbal e não verbal, ao código que organiza e dá sentido às nossas sensações neurológicas. A maneira como agimos é directamente dependente dos nossos programas. 

E a boa a notícia aqui é - os nossos programas mentais são transformáveis!

Eis as principais abordagens da PNL:
  • Estudo da estrutura da experiência subjectiva, quer dizer, estudo dos principais processos pelos quais pensamos o que pensamos, sentimos o que sentimos e agimos como agimos. Nesta abordagem está central a descoberta dos processos inconscientes que formam a totalidade das nossas sensações, pensamentos e acções;
  • Modelagem da excelência humana, parte do princípio de que o que alguém é capaz de realizar de forma excepcional, cada um de nós é capaz de fazê-lo, desde que esteja disposto a empregar a mesma estratégia mental e física. Nesta abordagem a PNL concentra-se na construção de modelos copiados de pessoas excepcionais na realização seja do que for, desde acordar todos os dias bem disposto até à estratégia de santos e genialidade. 
  • Tecnologia de comunicação connosco e com os outros, concentra-se nos processos de como construímos para nós mesmos as mensagens de sucesso ou fracasso, de esperança ou desespero; de como nos interpretamos o mundo e de como reagimos aos outros.
  • Atitude na vida, resume-se numa tomada de posição: tomar lugar à frente no autocarro da vida, atrás do volante, ou ir atrás onde as massas se apinham, ao sabor da vontade dos outros e culpando os outros de todos os mal-estares da nossa má posição. Em PNL chamamos a isto, estar do lado da Causa ou do lado do Efeito.
  • Colecção de técnicas para transformação pessoal, significa, encontrar o todo o processo que conduz a uma congruência cada vez maior entre todas as partes do Ser, agir a partir das fontes mais profundas da existência, crescer.

Para saberem mais vejam este excelente artigo: o-que-e-a-programacao-neurolinguistica-pnl

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago