Móveis espelhados
Quem mais como eu adora móveis espelhados? Para além de os achar super elegantes dão também um ar leve à decoração. É verdade que é uma tendência e como tal é oscilante mas não consegui deixar de me render!
Como vantagens temos:
- A sensação de espaço maior : como o espelhado cria o efeito de reflexo, pode dar a noção que o espaço é muito maior do que realmente é. Por isso, é adequado para quartos ou salas com pequenas dimensões. Podemos também aplicar um móvel espelhado no hall de entrada.
- Luminosidade : mais uma vez, como o espelho é reflector ajuda na propagação da luz e, consequentemente, aumenta a luminosidade do próprio espaço.
- Leveza na decoração: o espelhado torna o mobiliário mais “leve”, uma vez que não cria o efeito de objeto sólido. Acaba por ser “camuflado” pela envolvente.
- Limpeza: basta uma “dedada” para ficar logo marcado, logo exige uma limpeza mais frequente.
- Resistência: se deixar cair algum objeto sobre o espelho há grande probabilidade de ele quebrar ou riscar.
- Preço: esta pode ser ainda uma grande desvantagem! Este tipo de acabamento encarece muito o produto final. Principalmente, se a peça tiver muitos pormenores. Em todo o caso já se encontram algumas peças mais acessíveis. Não tenham pressa e procurem em sítios diferentes que acabam por encontrar um preço mais justo (foi o que eu fiz)! :)
E para limpar, como fazer? Pois bem, para além das conhecidos limpa-vidros disponíveis em qualquer supermercado, deixo algumas soluções caseiras eficazes na limpeza de vidros:
- Misture água e vinagre em proporções iguais num borrifador. Agite bem e limpe normalmente.
- Se esta solução não servir e precisar de uma mais eficiente, então misture os seguintes ingredientes: ¼ de xícara de vinagre branco ou de cidra, ¼ de xícara de álcool isopropílico; 1 colher de sopa de maisena (para diminuir as marcas da limpeza) e 8 a 10 colheres de um óleo essencial (de limão, lavanda ou laranja, por exemplo).
- Tratando-se de um móvel espelhado antigo que tenha algum tipo de odor desagradável, experimente misturar 1-2 colheres de chá de detergente de louça com 4 colheres de sopa de sumo de limão e ½ xícara de vinagre branco. As soluções de limão e vinagre são muito usadas para a limpeza de interiores com excelentes resultados. Há, até, quem limpe espelhos e vidros apenas com vinagre e a folha de jornal.
Nota: não borrife as superfícies directamente com o produto que utilizar. Borrife o pano e depois limpe normalmente.
Comentários