Ainda se fazem mães como antigamente...!

O tema da educação pelos 'pais de hoje' é recorrente algumas vezes entre conversa de amigos/ família.
Comento várias vezes que os pais tentam cada vez mais ser amigos, do que propriamente pais. 
Não concordo com educações rigorosas, nem nada que se pareça, sempre disse que a liberdade trás responsabilidade, no entanto acho que deve haver uma distinção nestas coisas pais são pais, amigos são amigos. Haverá sempre coisas que vamos falar com amigos e nunca com os pais, e outras coisas que só se conversam com os pais e nunca com os amigos.
O mesmo digo em relação às tarefas em casa, como o velho ditado diz 'é de pequenino que se torce o pepino' e é bem verdade! Não custa nada habituar as crianças desde pequenas a serem arrumadas, senão depois acontece como a maioria das raparigas de hoje, que não sabem fazer nada em casa.
É um tema complicado, eu sei, não sei se terá a ver com a sociedade em si, mas a educação é alvo que não deve mudar, começando em casa e acabando na escola, o rigor e a disciplina deveriam manter-se, e tal como indica a frase na imagem em cima, 'Ainda (é possível) se fazer mães como antigamente'! :)

Comentários

Sílvia Barros disse…
Concordo plenamente com o que escreves, deve fazer parte da educação da criança participar nas tarefas de casa e quanto mais autónomos forem e mais cedo, melhor, para eles e para os pais. Mais tarde para a sociedade em geral.
Pais/amigos também é um conceito que faz-me uma certa confusão. Mas estou em crer que isso é um reflexo da sociedade, do querermos parecer 'cool' e modernos e menos parecidos com os nossos pais. Não pude deixar de reparar que escreves 'a maioria das raparigas de hoje..não sabem fazer nada em casa'. É bem verdade, estão muito mais preguiçosas comparadas com outras gerações mas vamos alargar a frase aos rapazes também. Senão não são só as mães que são como antigamente mas também os valores machistas ;)
Elisabete disse…
Sim, também me referia a eles! Aliás, sempre fui compra à divisão de tarefas para menina e menino, o saber não ocupa lugar, e eles devem saber tanto como elas, só lhes faz bem. ;)

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago