ASMR

Sabem o que é? Já ouviram falar. 
Eu não fazia ideia do que isto era até hoje. Existem sons que nos despertam sensações fantásticas. Eu costumo dizer que tenho 'ouvidos de tísica' como tal tive imensa curiosidade em ouvir alguns dos vídeos de ASMR. Tem vídeos  realmente relaxantes e outros que provocam sensações que nem consigo explicar. 
Para mim o verdadeiro efeito só é sentido quando não estamos a ver o vídeo mas somente a ouvir. Ora experimentem lá:

ASMR significa Resposta Autónoma ao Meridiano Sensorial (Autonomous Sensory Meridian Response) e se não conseguirem sentir algum arrepio na nuca ou no corpo todo com este vídeo é porque não são normais! :) :)

Segundo a Wikipédia ASMR é um neologismo que se refere a um fenómeno biológico caracterizado por uma agradável sensação de formigueiro geralmente sentido na cabeça, couro cabeludo ou regiões periféricas do corpo em resposta a vários estímulos visuais, auditivos e cognitivos.
Os primeiros relatos de experiências com o ASMR terão aparecido em comunidades online em 2010 e desde então, essas comunidades têm-se expandido com grupos consistentes de mais de 100.000 membros através de blogs, videoblogs e principalmente através de vídeos no youtube, com conteúdos produzidos por usuários chamados de ASMRtists.

A sensação do ASMR é também conhecida pela palavra tingles (formigueiros, em português), podendo ser usado tanto para referir-se a uma técnica de relaxamento (feita através de um vídeo ou som), quanto a estranhas sensações no corpo.

Artigos sobre o fenómeno baseados em pequenos estudos identificam diversos gatilhos comuns usados para alcançar a sensação de ASMR, tais como sussurros, atenção pessoal, sons nítidos e movimentos delicados. Dados obtidos também demonstram uma melhoria temporária em sintomas de depressão e dores crónicas naqueles que se envolvem com ASMR.
Fantástico, não?


Alguns dos canais no Youtube de ASMR são: 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago