Como fazer Meditação - Passo a Passo

  1. Escolha um lugar calmo, onde se sinta bem e confortável. É preferível que medite sempre no mesmo espaço todos os dias - o hábito ajuda-o a manter a prática diária.
  2. Se desejar, pode fazer ao lado de um pequeno altar com imagens de sua devoção, cristais, flores e incenso. Mas, se não tiver espaço para isso, não tem importância: a sua prática não será prejudicada.
  3. O melhor horário para fazer a meditação é logo ao acordar, depois da higiene matinal e antes do pequeno almoço. Logo cedo, a mente está mais calma. Nos momentos que antecedem a ela, procure deixar suas preocupações de lado e, principalmente, evite pensar nos compromissos do dia. Agora é hora de silenciar e ganhar energia.
  4. Sente-se numa cadeira com as costas direitas ou numa almofada mais dura com as pernas cruzadas, se tiver acostumado a isso. Ajuste o corpo e tente ficar relaxado.
  5. Procure ficar com coluna direita, sem forçá-la. Assim as energias circulam correctamente em todo o corpo. No Oriente, o ser humano é considerado uma ponte entre o céu e a terra, e o bom posicionamento da coluna facilita a conexão entre as energias celestes e terrestres.
  6. Encaixe a cabeça no topo da coluna. Traga o queixo um pouco para trás de modo que a cabeça fique em linha reta, nem inclinada para frente nem para trás. Deixe a língua relaxada na boca, com a ponta atrás dos dentes inferiores. Coloque as mãos, bem soltas, sobre as coxas.
  7. Olhe para um ponto no chão a cerca de 1,5m à sua frente. A sua visão deve ficar imóvel. Uma das maneiras de tranquilizar a mente é dar-lhe um objeto de atenção fixo, como o olhar e a respiração. Nas meditações em grupo, um sininho ou um gongo anunciam o começo e o fim da prática. Em casa, ela começa quando se sentir preparado para iniciá-la.
  8. Preste atenção à sua respiração, no ar que entra e sai. Não interfira no seu ritmo, apenas preste atenção. A respiração será o seu apoio principal, as rédeas que vão controlar a sua mente.
  9. Se perceber que as suas emoções ou pensamentos já voaram para longe, gentilmente, mas com firmeza, volte a atenção para a respiração. Quando perceber um pensamento, apenas diga para você mesmo: "Pensando". Com essa "etiqueta mental", percebe que existe um espaço entre si e as suas preocupações.
  10. Ver os seus pensamentos é uma ação inédita para sua mente. É como sair de um rio turbulento, turvo, e ver que é muito mais do que ele. Algo se separa. Desta nova perspetiva, pode perceber como esteve submerso no rio das suas ideias sem perceber.
  11. Ao distanciar-se dos pensamentos e vê-los de longe como nuvens que passam, perceberá o quanto a mente é espaçosa e cristalina. No começo, terá essa sensação apenas em breves segundos. Depois, a sensação de calma e pureza começa a durar mais tempo. Consciente do espaço que existe entre si e a sua atividade mental, passa a observá-los, e assim eles se acalmarão. Estará a vê-los de longe, como quem olha um cavalo que come sereno no pasto.
  12. Os pensamentos ainda insistirão em voltar, são como um potro selvagem que não quer ser domado. Aquilo que chamamos ego quer retornar para assumir os seus pensamentos e preocupações.
  13. Continue apenas a prestar atenção à respiração. Se pensar, coloque a etiqueta "pensando" e volte à respiração. Sinta o corpo relaxar, mas mantenha a postura. Depois do combate inicial, a tendência natural da mente é ir se aquietando, aquietando...
  14. Comece a meditar entre 10 e 15 minutos por dia. Chegue aos 20 e se conseguir, depois de algum período de prática, chegue aos 40 ou 50 minutos. Também poderá praticar na hora de dormir por mais 20 minutos ou meia hora.
  15. Sairá da meditação noutro estado. As emoções e os pensamentos estarão mais tranquilos e sua mente estará mais alerta. A acumulação dessa força fará muito bem à sua saúde. É como se se encharcasse cada vez mais de boas e subtis energias.
  16. Disciplina e constância são necessárias - a meditação é uma prática diária. Para isso acontecer, é preciso convencer-se dos seus benefícios - e eles realmente acontecem ao longo do tempo.
  17. Procure ligar-se a algum grupo que pratique meditação pelo menos uma vez por semana. Assim fica mais fácil manter a disciplina.*



* Texto retirado integralmente da página: http://www.taichiportugal.com/meditacao/med_passos.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago