Benefícios do agachamento livre

Muitas pessoas pensam que o agachamento livre é apenas um exercício para as pernas, pesado e importante, mas nada mais do que um movimento que precisam de fazer no “dia chato” de pernas. ERRADO!!
Este é talvez o principal motivo, para levar tantas pessoas a excluírem este exercício do seu treino, sem saberem o que estão a perder.
O agachamento livre não é chamado o “rei de todos os exercícios” à toa. Além de ser um dos movimentos onde podemos usar uma maior quantidade de carga de forma livre (sem o auxílio de equipamentos/cabos/etc), ele trabalha o corpo inteiro, da cabeça aos dedos dos pés.
Vejam os principais benefícios do agachamento livre e porquê é que ele devia ser obrigatório em qualquer treino visando força ou hipertrofia muscular.
1 – Aumento de força
Nenhum exercício ou máquina é tão importante como o agachamento, para conseguir gerar força muscular. O legpress é inferior, porque não precisamos de estabilizar a carga. O extensor é inferior, porque recruta apenas o quadríceps. O levantamento terra é inferior, porque a amplitude do movimento é menor.
Por ser um exercício multi articular e composto, o agachamento permite que seja usada mais carga (mais do que qualquer outro exercício livre, tendo em conta a amplitude), consequentemente permite maior progresso e ganhos.
2 – Ganho de massa muscular
O agachamento não é apenas um “exercício de perna”. O quadril e os joelhos dobram-se na execução, mas o corpo inteiro precisa de suportar a carga nas costas e evitar que fiquemos "esborrachados" no chão. O agachamento é um exercício que força o corpo inteiro a executar o movimento como uma peça só.
Os posteriores das coxas, quadríceps e glúteos são os principais envolvidos no agachamento, mas outros músculos como os gémeos, lombares, abdómen, ombros, trapézio, parte superior das costas também entram no movimento como estabilizadores e/ou auxiliares.

Como se não fosse suficiente o que escrevi anteriormente, o agachamento é o movimento que mais liberta hormona de crescimento e testosterona. Se vocês querem maximizar a hipertrofia como um todo, o agachamento é o melhor exercício.
3 – Agachamento e queima de gordura
Gordura é energia armazenada. Exercícios queimam energia, consequentemente queimam gordura. Quanto mais músculos vocês usarem num exercício, mais energia vocês precisam de usar. Por ser o exercício que mais músculos usa ao mesmo tempo, o agachamento é um dos melhores exercícios para queimar gordura.
Seja dentro do ginásio, fora ou enquanto o corpo precisa de recuperar da "destruição" causada pelo agachamento, o corpo também precisa usar energia neste processo. Como resultado, o agachamento pesado pode aumentar a velocidade do nosso metabolismo até 24 horas depois do treino.
Mas, calma.. Infelizmente, os agachamentos não são a "última coca cola" quando se fala de queima de gordura/perda de peso. Sem uma alimentação adequada, eles não farão nenhum milagre, apenas possuem mais benefícios na queima de gordura/perda de peso, quando comparados com outros exercícios.
4 – Aumento de explosão noutros desportos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, treinar pernas – especificamente o agachamento – não nos deixa lentos na prática de outros desportos. Antes pelo contrário, tendo as pernas maiores e mais fortes, ficamos mais rápidos e explosivos. 
Sem contar que o agachamento também aumenta a resistência, balanço, coordenação, protege as costas e joelhos contra lesões e fortalece o corpo como um todo.

5 – Fortalecimento dos ossos
Quando agachamos a gravidade empurra o peso contra o nosso corpo. Isto comprime tudo o que está abaixo da barra. A nossa espinha e ossos são organismos vivos que respondem a esta compressão, ficando mais fortes. Um estudo por Karlsson et al mostrou que os levantadores de peso tinham 10% a mais de densidade óssea. Ossos mais densos, são obviamente mais fortes e mais difíceis de partir. Este aumento na densidade óssea, também previne a osteoporose.
Conclusão:
Estes foram apenas alguns dos benefícios do agachamento livre, mas são mais do que suficientes para mostrar que ele não é “apenas” mais um exercício de pernas. Os seus benefícios vão muito mais além das pernas e podem influenciar os nossos ganhos de massa muscular e de força como um todo. Em poucas palavras: querem maximizar os vossos ganhos no ginásio? FAÇAM AGACHAMENTO!!


Texto por: Viciado no Fitness


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