Ter razão ou ser feliz?!

Ao contrário dos pensamentos, os sentimentos são sempre bem mais difíceis de controlar!
Mas o que é certo é que são, muitas das vezes, esses pensamentos que nos levam a sentir (ou não) alguma coisa!
Não gosto de sentir que me estou a controlar em alguma coisa que sei à partida e, sendo eu naturalmente, não o estaria a fazer. E os motivos para isso são vários: por receio de mostrarmos o que sentimos, por medo da reacção, por insegurança, por teimosia, por orgulho e tantos outros motivos.
Assisto a isso constantemente... 
Tornamo-nos demasiado desconfiados em relação a todos os que nos rodeiam e isso faz com que, mesmo que inconscientemente, nos comecemos a tornar mais solitários, menos ligados às pessoas, menos capazes de nos relacionarmos e aceitarmos as diferentes maneiras de ser. Ficamos mais intolerantes, mais sensíveis ao que nos dizem, mas ao mesmo tempo mais insensíveis ao que dizemos aos outros.
Criamos uma capa transparente de protecção e poucos são aqueles que a conseguem ultrapassar.
Este tipo de pensamentos deixa-me triste. Triste com a forma como determinadas pessoas definem uma "amizade", como se houvesse definição possível para ela. Pessoas que definem o seu "limite relacional", limite que só elas conhecem e que dificilmente se consegue perceber se realmente está ali uma amiga/o ou não...
Confesso que por vezes me sinto cansada, sem saber ao certo com quem contar...e isso é assustador!
E para que?! Seriamos tão mais felizes se as relações não fossem dificultadas como tantas vezes são e por banalidades... E mais a mais, ninguém vive sozinho neste mundo, precisamos sempre de alguém!

Na dúvida, optem por serem felizes, em vez de terem razão!

Comentários

Anónima disse…
Olá Elizabete.
Concordo com o que dizes, de facto está bem escrito.

É estranho, e eu também me sinto por vezes sem saber em quem confiar. Se calhar é mesmo isso, existem limites, enfim...ou pessoas falsas também. Existe de tudo neste mundo, mas também existe muita gente boa, com o coraçao aberto, isso também é verdade.

Como dizes: Ter razao ou ser feliz?! se calhar existem pessoas que sao muito teimosas e nao o sao também por isso. Ok! eu também sou teimosa confesso. lol. E é verdade às vezes dou por mim fechada, sem saber o que pensar, sei lá. É mais facil controlar sentimentos que pensamentos, talvez...:P mas como dizes bem, certos sentimentos provem dos pensamentos. Para isso o que existe é meditaçao, tentar limpar a mente, é bom.

A amizade penso que nao seja algo facil de definir, tal como o amor, pode se tentar, mas será sempre algo vasto. e existem muitos tipos de amizade. amizade sem interesses por trás também já vai sendo dificil, e como dizes aprender a aceitar o outro como ele é, também o é.

Continua com a boa onda, e a boa escrita.

beijinhos
Sílvia Barros disse…
Não há forma de definir amizade pois ela está intrinsecamente ligada à forma da pessoa ser. Assim, cada um tem a sua forma de dar e receber amizade que pode ou não ir de encontro ao que gostamos. Daí ser necessário pensarmos se estamos dispostos a aceitar ou não determinadas pessoas na nossa vida. E não é preciso enormes demonstrações de amor e carinho para sabermos se esta ou aquela pessoa é amiga ou não.
O nosso maior erro é criarmos grandes expectativas em torno das pessoas e por vezes não as vermos como simples humanos, com o seu Eu que as define e lhes dá forma, pessoas que têm dias bons e maus, dias tristes e felizes e que muitas vezes se escondem para se defenderem das agressões do dia-a-dia, das suas mágoas e frustrações ou por detrás de capas. Mas as capas são muito fáceis de perceber quando se presta um pouco mais de atenção.
O que me parece, hoje em dia, é que grande parte das pessoas valoriza muito mais coleccionar conhecimentos do que manter relações(se calhar é bem mais fácil para alguns pois exige muito menos atenção e manutenção da amizade). Isso vai sempre fazer-me imensa confusão. Mas talvez por isso eu seja tão solitária como sou.
Fátima Santos disse…
Sabes, tu és uma pessoa muito genuína e esperas dos outros comportamento igual...e acabas por te desiludir quando tal não acontece.
Mas, sim, mantem-te assim, pois serás sempre TU mesma! e assim faz-te ser uma pessoa feliz.
beijinhos

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago