Manter um relacionamento...

Manter um relacionamento é complicado e é um processo que varia de casal para casal. Mas há atitudes e hábitos que são venenosos para qualquer tipo de relacionamento.
Gregory L. Jantz, psicólogo e escritor, listou no site Psychology Today quatro hábitos que podem destruir o seu relacionamento:
1. Ignorar
Todas as relações são diferentes. Ou seja, todas as discussões são diferentes. Tal como a melhor forma de ‘fazer as pazes’. Mas se há algo que não deve mesmo fazer é ignorar ou não dizer nada (o clássico ‘tratamento do silêncio’).
Esta falta de comunicação não contribui em nada para o relacionamento, criando uma estagnação pouco saudável e que pode levar a mais mal-entendidos e ressentimentos. Quando tiver vontade de ignorar o seu companheiro, respire e fale com ele de uma maneira sincera e honesta.
2. Tratar a relação como se fosse um jogo
Muitos casais encaram o relacionamento como se fosse um jogo. Isto é, têm uma pontuação. Há vencedores e perdedores e, o pior de tudo, há batoteiros.
Manter uma pontuação sobre quem vence mais discussões, quem tem mais vezes razão ou até quem lavou mais vezes a loiça não é, de todo, saudável.
Acaba por focar-se apenas na competição e não no relacionamento em si. Esqueça as pontuações e procure perceber a ‘linguagem’ que existe entre si e o seu companheiro.
3. Fazer comparações
Não compare a sua relação com a dos seus amigos ou com relacionamentos anteriores. É verdade que é difícil, principalmente quando somos bombardeados com fotografias e informações sobre o que as outras pessoas fazem, ou deixam de fazer, através das redes sociais.
Mas lembre-se do ditado: “Nem tudo o que parece, é”. Esses casais podem ir a muitos sítios românticos e tirar muitas fotografias, mas ser infelizes. Foque-se antes naquilo que o faz feliz e naquilo que o seu companheiro gosta e quer.
4. Tomar alguém como garantido
Quando se está com alguém há muito tempo, torna-se fácil cair na rotina. Há uma diferença entre estar confortável com alguém e entrar numa rotina.
Não investir no seu companheiro, tomando-o por algo que já está garantido, significa que não aprecia a pessoa que tem ao seu lado. Para manter a sua relação saudável, esteja grato e aprecie o seu companheiro. E demonstre esses sentimentos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago