Dicas úteis sobre alimentação

No que se refere a alimentação saudável é difícil, hoje em dia, distinguirmos o 'certo do errado'.
Cada um prega a sua doutrina da forma como melhor entende e lhe é mais conveniente. Não será prática comum, mas infelizmente acontece mais do que seria suposto e não só com este tema.
E depois há também aquela questão da falsa publicidade, já não se pode acreditar no que nos apresentam (e prometem) os diferentes produtos light nos nossos supermercados. 
Assim sendo, partilho aqui algumas dicas úteis e que me parecem das mais acertadas (nunca esquecendo que não somos todos iguais, logo as dicas não são úteis de igual forma para todos):

Granola é muito saudável, certo?

Em teoria, sim. Mas a granola que compramos no supermercado tem açúcares e gorduras saturadas. Esta combinação indica que o alimento tem alto teor calórico. Não é exatamente o que esperávamos, certo?
Mas não se desespere, existe uma saída: a granola pode ser preparada em casa. Só precisará misturar flocos de aveia, nozes, coco ralado, canela e mel. Em seguida, a massa deve ser levada ao forno até dourar.

Alimentos light são melhores do que os com gordura

Isso é um mito. Nos lacticínios light, a falta de gordura é compensada com vários tipos de suplementos para conservar o mesmo saber presente nos alimentos com teor de gordura normal. Além disso, os lacticínios que contêm pouca gordura afetam os processos do metabolismo, o que leva a uma digestão mais lenta. 
Recomenda-se optar por alimentos com gordura e baixo teor de açúcar. Afinal, este tipo de gordura não apenas não é prejudicial ao organismo, mas também mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.

Não ingerir alimentos ricos em proteínas no café da manhã


Caso sinta fome mesmo depois de tomar café da manhã, talvez seja uma boa ideia acrescentar mais proteínas à primeira refeição do dia. Por exemplo, é possível preparar ovos de formas diferentes. Mas se não gosta muito de ovo, tente consumir grãos integrais pela manhã. Eles são ricos em microelementos, e graças a isso a sensação de saciedade permanecerá por mais tempo. Pode também complementar o café da manhã com iogurte grego, que também é uma ótima fonte de proteínas.

Claras de ovo em vez do ovo inteiro

É um caso bastante comum. As claras de ovo contêm pouca gordura e o mínimo de calorias. As gemas possuem todos os microelementos, incluindo gorduras, ferro, vitaminas B e D. E é devido às gorduras da gema que alguns acreditam que ela afeta o colesterol do organismo. Mas estudos já demonstraram que isso não é verdade. Portanto, você está livre para fazer seu omelete não apenas de claras, mas também com as gemas.

Sumo de laranja


Um copo de sumo de laranja no café da manhã pode soar uma óptima ideia. Mas a situação muda drasticamente quando sabemos quantas laranjas são necessárias para encher um copo. Os sumos industrializados sempre contêm açúcar. Ou seja, em vez de comprar sumo no supermercado, é melhor fazer sumo de uma laranja em casa. Assim, você garantirá ao organismo uma boa dose de vitaminas e fibras.
Uma das melhores opções é misturar maçã verde, cenoura, aipo e gengibre.

Barrinha de cereal

Quase todas as barrinhas contêm muito açúcar e gorduras saturadas. Sem mencionar que são pobres em proteínas. Caso não tenha tempo para preparar algo saudável para o café da manhã, pense nisso desde a noite anterior. Por exemplo, uma aveia com frutas ou nozes não levará muito tempo para ficar pronta. E o seu organismo irá agradecer por receber um alimento saudável e saboroso.

Tomar café da manhã a caminho do trabalho


Muitas vezes, falta-nos tempo para ter uma alimentação saudável. Tomar o café da manhã a caminho do trabalho, da aula ou de qualquer compromisso priva o organismo dos nutrientes necessários. Além disso, irá continuar com fome. Caso não consiga tomar café de forma satisfatória, leve sempre um lanche. Pode ser frutas secas, um iogurte ou uma fruta. E depois não esqueça de comer proteínas. Só assim, deixará de sentir fome o tempo todo.

Retirado daqui: Incrível

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago