Qual a diferença entre treino funcional e CrossFit?


'Muita gente confunde treino funcional com CrossFit, já escutei várias pessoas falando que praticam CrossFit, mas depois de algumas perguntas, descubro que se trata apenas de um treino funcional e não de CrossFit. Isso acontece porque o CrossFit está em alta e alguns educadores físicos e academias, por falta de informação ou por má fé, acabam se aproveitando da marca registrada CrossFit de forma inapropriada para poder vender mais e acabam gerando essa desinformação entre as pessoas. Então, qual a diferença?

Bom, podemos dizer que um treino de CrossFit é funcional, mas nem todo treino funcional é CrossFit. Preparamos um post curtinho que explica de forma simples e direta O que são movimentos funcionais? Clique aqui!. Para ser considerado CrossFit, o treino, além de ser funcional, deve ser em alta intensidade e constantemente variado. Além disso, o treino de CrossFit trabalha 10 aptidões físicas: capacidade caridiorespiratória, força, stamina, flexibilidade, velocidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Ou seja, o CrossFit vai muito além de um treino funcional.

Um treino funcional que não é CrossFit é um treino em que você tem uma rotina e não trabalha em alta intensidade.

Um outro fator é que CrossFit é uma marca registrada e apenas os afiliados oficiais podem usar a marca. A IBITI CrossFit é um afiliado oficial e tem permissão para usar o nome IBITI CrossFit. Para conseguir esta afiliação, o dono do boxe deve fazer um curso oferecido pela CrossFit e passar numa prova para obter a certificação, o que nós da IBITI CrossFit temos. Confira aqui todos os afiliados oficiais de CrossFit no mundo. É importante estar atento quanto a isso, pois estão surgindo por aí muitos boxes pirata de CrossFit que não tem certificação e não sabem direito o que estão fazendo, o que pode colocar a sua saúde em risco.

Entendeu agora qual a diferença? Se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato. Será um prazer poder ajudá-lo!'

Retirado daqui.

É realmente uma confusão muito recorrente, dai que este texto pareceu-me perfeito para tirar dúvidas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago