O tamanho do soutien

Uma das placas da Dama de Copas usada durante o workshop

Provavelmente está a usar o tamanho de soutien errado

Apenas uma em cada dez mulheres usa o tamanho certo de soutien. Quem o diz é a Dama de Copas, especialista na área e que fez um estudo a partir da sua base de dados, construída nos últimos cinco anos e com informação de mais de 28 mil mulheres – entre 1 de Novembro de 2009 e 31 de Outubro de 2014.
Quando se compra um soutien, o erro mais típico é pedir apenas pelo número, como se faz com uma camisola ou um par de calças, esquecendo que nesta peça de roupa é preciso ter em conta o tamanho das costas e das mamas – 34% das mulheres desconhece o seu tamanho. O número que tão rapidamente se enuncia diz respeito às costas (varia entre o 28 e o 46); ao passo que a letra é para a copa do peito (o A é para as mamas mais pequenas e pode ir até ao K). O que significa que se conjugarmos as letras com os números, existem mais de uma centena de opções. Ou seja, há um tamanho certo para cada mulher, tenha ela costas largas e um peito pequeno ou costas estreitas e um peito grande.
Assim, revela o estudo, as portuguesas utilizam tamanhos errados e o mais comum é dizerem que vestem o 36C ou o 34B, quando, depois da consulta na loja, descobrem que o seu tamanho de costas e de peito é outro. Aliás, os tamanhos mais comuns são o 32E e o 34F – o que, traduzido por miúdos, significa que as portuguesas têm as costas estreitas e peito abundante.
O uso do tamanho errado acontece porque há falta de aconselhamento nas lojas tradicionais e também porque estas têm pouca oferta de tamanhos, justifica Inês Basek, uma das fundadoras da Dama de Copas que tem lojas em Lisboa, no Porto e em Madrid, Espanha. E este erro pode ter custos na saúde, alerta. Um soutien errado pode contribuir para a má postura de costas, para uma pressão excessiva nos ombros, ou provocar a flacidez do peito quando o soutien não suporta bem o peso do peito, enumera.
Por exemplo, diz Inês Basek, é comum uma mulher com um peito muito pesado usar soutiens desportivos ou redutores porque as lojas não têm copas grandes.
Na Dama de Copas, a mesma mulher pode usar até cinco tamanhos diferentes, continua a especialista. Porque tudo depende dos modelos. “Aqui ninguém entra sozinho no provador”, informa Basek. Por isso, uma cliente pode experimentar este mundo e o outro. O objectivo para um atendimento tão exaustivo não é o da cliente comprar tudo o que vestir, mas fazer o registo dos tamanhos correctos para cada tipo de soutien. Deste modo, é possível à loja fazer um acompanhamento posterior, ou seja, através das encomendas feitas pela Internet. “Consultamos a ficha da cliente, sabemos o que comprou e o que experimentou. Caso queira comprar online, pode fazê-lo e enviamos a encomenda para qualquer parte do mundo”, revela Basek, acrescentando que a empresa tem clientes espalhadas por todo o país e também já tem estrangeiras, sobretudo as que entraram na loja da Baixa, em Lisboa.
E não se usa o mesmo soutien para qualquer ocasião, sublinha Basek. Se usa roupa subida deve escolher um tipo; para decotada, outro; para roupa justa ou desportiva o modelo também varia. Já para não falar das noivas, das pré-mamãs e mamãs. A Dama de Copas também tem oferta para as mulheres que tiveram cancro da mama – qualquer soutien pode ser adaptado e é feito o aconselhamento da prótese a usar. Estas podem ser colocadas no soutien ou no biquíni.
Foi com workshops sobre o uso e escolha do soutien que a empresa começou e, cinco anos depois, continua a não desviar-se do seu rumo que é o de consulta, a que chama bra fitting. Depois de ter iniciado numa loja sem porta para a rua, mas num pequeno andar na Rua do Carmo, em Lisboa, em 2012, a Dama de Copas abriu portas na Rua de Santa Justa. Depois do Porto, a loja chegou a Madrid onde, diz Basek, "as espanholas têm ideias mais fixas sobre o que querem e escolhem lingerie mais colorida do que as portuguesas".
As lojas continuam a promover estas sessões de esclarecimento onde além de se ficar a saber os números certos a usar, fica-se ainda a conhecer como se vestem estas peças de lingerie e como se lavam.
O Life&Style fez um workshop a convite da Dama de Copas
Retirado DAQUI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Profecia Celestina - as 9 revelações

Cicapair, vale a pena?

O Quarto Rei Mago